Como Cuidar de Begônia Rex: Guia Completo Em 6 Passos

Tempo de leitura: 9 min

Escrito por Carol Parreira
em 7 de fevereiro de 2023

Saber como cuidar de Begônia rex e nunca mais cometer erros que matam sua planta é o objetivo deste guia que você vai ler agora. 

Begonia é um gênero de plantas que possui centenas de espécies cultivadas por pais e mães de plantas em todas as partes do planeta.

Especialistas e colecionadores de plantas deste gênero desenvolveram uma classificação sem finalidade científica, apenas para organizar e facilitar o cultivo destas plantas. Ela é baseada nos tipos de begônias. E hoje vamos conhecer o tipo de begônia rex.

1- Ambiente ideal para cuidar de begônia rex

Para saber onde colocar a begônia rex fique de olho em 2 pontos principais para sua planta crescer saudável e bonita: iluminação e temperatura do ambiente. 

Vamos falar de cada um desses pontos em seguida.

1.1 – Iluminação – Sol ou sombra?

As begônias rex são plantas que gostam de luz solar indireta apenas, ou seja um local que receba apenas a claridade solar sem que a planta receba as luzes solares diretamente sobre ela. 

Escolha um local bem iluminado, mas sem sol direto na planta. Os raios solares diretos causam danos às folhas da planta que acabam se queimando ou surgindo manchas escuras por toda a folhagem. 

1.2 – Temperatura ao cuidar de begônia rex

As begônias são plantas de clima subtropical, nativas da Ásia, portanto, para cuidar de begônia rex elas vão precisar de uma temperatura de no mínimo 18ºC para se desenvolver sem problemas. Evite os locais mais frios em sua casa.

Respondendo: Onde colocar a begônia rex?

Agora é fácil saber onde colocar sua begônia, certo? Portanto escolha um local bem iluminado que não pegue sol diretamente na planta e que não possua uma temperatura muito baixa.

Vamos a lista dos locais bons de cultivar begônias rex:

  • Em vasos dentro de casa, especialmente localizados perto de janelas que recebem apenas o sol da manhã
  • Banheiros são locais excelentes para cultivar sua begônia rex, desde que sejam iluminados constantemente. 
  • Em vasos na área externa da casa que não bata sol, como em churrasqueiras, pátios e locais com paredes que bloqueiam o sol. 

2- Regar begônia rex

As begônias rex são plantas com necessidade média de água, ou seja, regue antes que o substrato fique seco, mantendo o substrato sempre úmido. Mas cuidado, pois se você encharcar a planta ela vai morrer rapidamente. 

Então, para acertar a rega da sua begônia rex algumas dicas boas para você seguir são essas:

  • Faça o teste do dedo, coloque o dedo no substrato e regue se sentir que já está quase seco.
  • Prefira fazer regas completas regando o vaso com bastante água até que ela comece a sair pelos furos do vaso uma ou duas vezes na semana do que fazer regas pequenas todos os dias com pouca água.
  • Fique de olho para molhar apenas o substrato sem molhar as folhas da sua begônia. 
  • Observe diariamente sua planta, assim você vai saber quando ela precisa de mais ou menos água. Além de ficar feliz com a beleza da sua begônia.

3- Plantar

Para plantar sua begônia do jeito fácil e que dá certo fique de olho no substrato e no vaso. É bem simples, antes de passar um passo a passo do que fazer na hora de plantar, decida antes de tudo qual substrato e qual vaso você vai utilizar. 

3.1- Substrato para begônia rex

De acordo com o que aprendemos sobre as regas de begônias podemos concluir que o melhor substrato para begônia rex é aquele que tenha boa drenagem para que sua planta não apodreça e que também consiga reter alguma umidade para sua planta não morrer sem água. 

Parece difícil, mas a gente dá conta de qualquer coisa para cultivar plantas, não é mesmo? 

Para fazer o substrato faça uma mistura com:

  •  Escolha um material com alta porosidade, exemplos: Casca de arroz carbonizada, areia, turfa ou fibra de coco e adicione 1 parte do material que escolheu.
  • Adicione 1 parte de terra vegetal adubada, ou terra de jardim comum
  • Por fim, enriqueça o substrato misturando mais 1 parte de material rico em nutrientes como: húmus de minhoca, bokashi, esterco bem curtido ou uma medida de fertilizante comercial NPK de liberação lenta. 

3.2- Vasos

O sucesso no cultivo necessariamente passa pela escolha inicial do vaso que vai receber sua planta. Isso porque o material do vaso e o tamanho do mesmo têm uma relação direta com a quantidade de água nas regas e com a sobrevivência ou não do sistema de raízes da sua planta. 

Portanto, vamos ao que interessa: tamanho e material dos vasos. 

Em relação ao material utilizado para fabricar os vasos de plantas vai ter consequência com todos os momentos posteriores na vida da planta e na sua também. Isso porque o material vai determinar se você precisa regar com muita frequência ou se apenas 1 rega semanal é necessária. 

Outro ponto é que o material do vaso pode ser o que facilita o manejo da planta ou o que transforma qualquer mudança em uma tarefa quase impossível. Isso porque os materiais têm pesos diferentes. Um vaso de plástico é leve e fácil de manejar já um vaso de cimento vai ser quase impossível mover para novos lugares. 

Respondendo: Qual vaso ideal para cuidar de begônia rex?

Escolha um vaso leve para poder mudar sua planta de lugar caso você esteja começando na vida de mãe ou pai de plantas. 

Vasos de barro são excelentes para não matar sua planta afogada, escolha esse material se você costuma exagerar a mão nas regas. Mas lembre-se que vai ter que regar com mais frequência se usar vasos de barro. 

Begônias rex são plantas que não ficam grandes e seu sistema radicular é composto por uma raiz que não precisa de muita profundidade. Portanto escolha vasos de tamanho proporcional à largura de sua planta não muito fundos. 

Portanto, opte por vasos mais largos do que fundos, feitos de um material que não te cause dores nas costas na hora de mover e, por fim, que o material do vaso seja de plástico se for regar menos vezes na semana ou de barro para regas mais frequentes.

O vaso tem que ter furos de drenagem, sempre. O restante você pode experimentar todas as opções.

4. Adubação quando cuidar de begônia rex

Invariavelmente as plantas cultivadas em vasos vão precisar de uma boa dose de nutrientes para sobreviverem. E esses nutrientes são fornecidos por você pela adubação quando cuidar de begônia rex 

Utilize fertilizantes sempre de acordo com a recomendação da embalagem para evitar o excesso que resulta na morte ou sérios danos à saúde de sua planta. 

Para begônias, o fertilizante utilizado pode ser um de fórmula 10-10-10 caso escolha usar fertilizantes comerciais. Caso prefira a adubação orgânica existem muitas opções e cada uma vai ser rica em um dos nutrientes que a planta precisa, portanto varie os tipos de adubos. 

Atenção: variar o tipo de adubo, mas nunca misture tipos diferentes na mesma aplicação. Adube um mês com esterco, dois meses depois com húmus de minhoca e assim por diante combinado?

Se informe um pouco mais sobre adubação sempre que aparecer um tempo livre. É ouro para nós parentes de plantas.

5. Propagação

Finalmente, depois de ter cuidado bem de sua begônia, ela começa a ganhar mais beleza e vida com o tempo e de repente brota em você a vontade de ter mais um filho da espécie begônia rex, já passou por isso né? Faça mudas e mate essa vontade hoje mesmo. Vamos lá?

As begônias rex são versáteis e você pode fazer mudas delas usando várias técnicas, tais como:

  • estacas de folhas
  • divisão de rizomas

Para fazer mudas por estacas de folhas siga os passos a seguir:

  1.  Pegue uma folha média da sua begônia rex e vire a folha de modo que a parte de trás fique voltada para você
  2.  Faça cortes transversais com uma faca afiada nas veias maiores
  3. Prepare um vaso com areia molhada para receber a folha. Atenção: a parte que você cortou deve agora estar virada para a areia.
  4. Com grampinhos de cabelo ou pedrinhas leves prenda a folha para que ela mantenha contato com a areia.
  5. Enterre na areia o talo da folha
  6. Cubra o vaso com um saco plástico
  7. Em algumas semanas surgem brotos nos locais que você fez os cortes.
  8. Espere as mudas chegarem a 5 cm para retirar o plástico. E espera alguns dias após retirar o plástico para replantar suas mudas em vasos individuais.

Esse procedimento vai te garantir com apenas uma folha de begônia rex muitas mudinhas novas.

cuidar de begônia rex
Mudas com Folhas de Begônia Rex

6. Problemas e dúvidas para cuidar de begônia rex

Em seguida, algumas dúvidas mais frequentes pesquisadas por amantes de plantas na internet são solucionadas de maneira simples e direta, confira.

6.1. Porque a begônia rex murcha?

Na maioria das vezes pela falta de água as begônias rex murcham (as folhas ficam desmaiadas de um dia para o outro).

A solução é uma: regue a planta com muita água até que ela comece a escorrer pelos furos de drenagem.

6.2. Quanto tempo vive uma begônia rex?

As begônias rex são plantas perenes, porém em alguns locais o clima é tão diferente do que a planta nasceu que elas são cultivadas como plantas anuais ou no máximo bianuais morrendo em 2 anos. 

No Brasil, não há, na maioria das regiões, neves ou temperaturas baixas a ponto de congelar plantas ornamentais cultivadas dentro das nossas casas. Portanto, com cuidado e atenção sua planta vai viver muito além do que você imaginava.

6.3. Como limpar as folhas de begônia rex?

Para a limpeza das folhas de begônia rex utilize um pincel macio de maquiagem. Pode ser um pincel usado, desde que você higienize antes de usar na sua planta.

Passe o pincel delicadamente por cada uma das folhas. Esse método é muito bom e utilizo também nas violetas. Não há a necessidade de usar nenhum produto químico, apenas use a sua paciência e delicadeza que vai dar certo.

Confira eu limpando as folhas de violetas africanas com essa técnica no Pinterest:

6.4. Pode molhar as folhas?

Não pode molhar as folhas de sua begônia rex, isso porque a folha com o acúmulo de água em um ambiente sem luz solar direta vai fazer a folha apodrecer antes da natureza evaporar essa água.

Tudo bem, a planta na natureza não consegue desviar das gotas quando chove eu sei. Mas a água evapora muito mais rápido na natureza do que no canto da sua sala decorado com lindas begônias rex, confia que é assim.

Um detalhe importante é que a umidade nas folhas favorece o surgimento de manchas bacterianas que podem ser fatais para sua planta.

6.5. Begônia rex é venenosa?

Sim, as begônias rex são tóxicas para cães e gatos.

Resumo

Então, para recapitular tudo o que vimos para cuidar de begônia rex da maneira certa veja o resumo dos principais pontos em seguida:

  • Begônias gostam de locais com meia sombra sem sol direto
  • Ambientes moderadamente aquecidos
  • Substrato com boa drenagem e fértil
  • Regar begônias sem encharcar, mas mantendo o substrato ligeiramente úmido
  • Fazer mudas pelas estacas de folhas
  • Begônias são tóxicas para gatos e cães

Pronto, agora você está preparado para cultivar suas begônias rex sem medo.

Para mais informações completas e guias de cultivo confira os artigos do site especialmente feito para acabar com as dúvidas no cultivo de suas plantas:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.

Receba Todas as Novidades Sobre Plantas e Jardins

Entre Para o Clube Jardim Sem Medo

Receba todas as novidades

Aprenda a cultivar a espécie que tem dúvidas

Acesse os guias gratuitos de cultivo

Participe do Cluble de Jardinagem Sem Medo

Livre de spam!