Flor de Maio: Como Fazer Florir e Cuidados Essenciais

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por Carol Parreira
em 2 de junho de 2023

A Flor de Maio, nome popular da planta Schlumbergera truncata, nesta época do ano invade as floriculturas e mercados do nosso país com suas flores lindas em várias cores. 

Se todo ano você acaba se entregando e comprando uma muda para sua coleção, mas ela nunca dura por muito tempo e acaba ficando feia, seus problemas estão com os dias contados. 

Confira no artigo de hoje um pouco mais sobre a espécie conhecida como Flor de Maio, seus requisitos de cuidados e as maneiras de fazer sua planta florir todos os anos sem mistérios.  

As plantas que chamamos de Flor de Maio

As três espécies e inúmeros cultivares que conhecemos como Flor de Maio são geralmente as seguintes plantas:

  • Schlumbergera Truncata -Flor de Maio
  • Schlumbergera bridgesii – Cacto de Natal e Flor de Maio
  • Rhipsalidopsis gaertneri – Cacto de Páscoa, e também como Flor de Maio 

Elas são cactos, porém em nada se assemelham aos cactos que geralmente temos em nossas mentes. Além da característica óbvia de não possuírem espinhos, essas plantas são nativas das Florestas Tropicais úmidas como as que encontramos na Mata Atlântica. Elas estão principalmente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo. Temos também uma espécie a Schlumbergera kautskyi é nativa do Espírito Santo e de Minas Gerais. 

Portanto, apesar de serem cactos, são plantas que apreciam a umidade. Além de terem seu hábito de crescimento epífito. Então, elas crescem sob os troncos das árvores, mas não sugam a energia nem os nutrientes dessas plantas, apenas as usam como meio de crescimento.  

Uma maneira de diferenciar essas plantas é pelo formato de suas hastes achatadas que se assemelham a folhas. 

Essas plantas estão listadas como ameaçadas, e de acordo com minhas pesquisas é muito difícil determinar a quantidade de plantas em hábitat natural que existe. Isso porque houve um período de grande exploração da planta seguido por uma ação governamental para introduzir cultivares e variedades na natureza. Depois disso ficou bem complicado saber o que era planta nativa do que era cruzamento de variedades com plantas nativas.

a flor da flor de maio

Cuidados com a Flor de Maio

Agora que sabemos um pouco mais sobre as Flores de Maio, vamos ver quais são os cuidados básicos.

Vamos ver sobre:

  •  Iluminação
  • Regas 
  • Substrato
  • Adubação
  • Propagação
  • Problemas comuns

Iluminação

Inicialmente, é importante localizar sua flor de maio em um ambiente com a iluminação perfeita para o seu desenvolvimento. 

Lembra que no início falei que essas são plantas que crescem ao pé e junto aos troncos das árvores? Pois bem, exatamente por na natureza elas crescerem assim você deve providenciar um ambiente com bastante claridade, porém sem luz solar direta. Já que junto às árvores e rochas a incidência de luz é sempre difusa.

Portanto, forneça para sua flor de maio um local com bastante claridade podendo pegar sol diretamente nos períodos da manhã e do final da tarde. 

Em apartamentos e dentro de casa deixe sua planta perto de janelas voltadas para a face leste. Esta localização é ideal para plantas que toleram o sol fraco da manhã.

Dica importante

No entanto, se a sua dificuldade no cultivo desta planta está em fazer ela florir você precisa levar em consideração a iluminação.

Acontece que essas plantas são consideradas plantas de dia curto. Isso quer dizer que para induzir a sua floração você vai precisar oferecer um local com 12 horas de escuro por dia a ela. Esse procedimento entretanto não deve ser em qualquer época do ano, mas geralmente três meses antes do período normal de floração. 

Regas

Em seguida, para um bom cultivo de sua flor de maio você precisa pensar em como regar da maneira certa sua planta. 

Mais uma vez vamos olhar para o hábitat natural da planta. Ela é nativa das Florestas Tropicais, mais especificamente da Mata Atlântica úmida. 

Portanto, diferente dos outros cactos, a flor de maio é uma planta que gosta de umidade.

Quando eu digo que ela é uma planta que gosta de umidade isso não quer dizer que você deve encharcar o substrato. Apenas lembre-se que ela é uma planta da Floresta e não do pântano. 

Resumindo, regue generosamente sua planta toda vez que o substrato secar superficialmente. Ou seja, quando a primeira e a segunda camada do topo estiverem secas você faz um generosa rega. 

E lembre-se que em climas muito secos e em dias quentes demais você pode e deve borrifar com água sua planta. Faça isso de preferência no comecinho da manhã, assim você evita fungos e bactérias aproveitadoras. 

Substrato

Continuando com os cuidados, vamos agora ver quais são as características de um substrato bom para você ter sucesso com sua flor de maio. Se você pensou em utilizar o mesmo substrato para cactos e suculentas, você se enganou. Sabe porquê? Vejamos.

Vamos imaginar como seria o local de origem da planta, ela cresce sobre os troncos das árvores.

O que esse local que descrevi proporciona a flor de maio? Um ambiente sem acúmulo de água, com acesso abundante de matéria orgânica (nutrientes) e com características mais grosseiras (pedaços grandes).

Com esses dados em mãos já podemos formular uma receita básica de substrato com uma ampla margem para você fazer suas substituições sem errar. Vamos lá? 

Substrato para flor de maio, misture partes iguais dos seguintes ingredientes:

  • Casca de pinus (antes de usar retire o tanino deixando de molho em água por 3 dias trocando essa água 2 vezes ao dia.)
  • Terra vegetal (procure uma terra vegetal com granulometria alta, ou seja, mais pedaçudo. Fuja de terra vegetal fininha, peneirada)
  • Apenas meia medida de Húmus de minhoca

Adubação

flor de maio

Para entrar no assunto de adubação de suas flores de maio sem enrolação vamos falar sobre dois tipos de adubação para sua planta.

Em primeiro lugar, você já viu que o habitat natural da sua flor de maio é repleto de matéria orgânica, isso quer dizer que você precisa estar sempre de olho na fertilidade do substrato de sua planta. 

Para satisfazer essa parte adicione ao substrato uma fonte de matéria orgânica de 3 em 3 meses, pode usar húmus de minhoca ou bokashi por exemplo. 

Agora, para estimular a floração da sua flor de maio é importantíssimo fornecer uma dose de fertilizante mineral com alto teor de Fósforo o P do NPK pelo menos 6 meses antes da época de floração ou seja em Dezembro você fornece o fertilizante e a partir daí você faz novas aplicações conforme a recomendação na embalagem do fertilizante. 

Para esse fim, é utilizado fertilizante de roseiras ou o fertilizante flores da Forth. Confira abaixo:

Propagação

Em seguida, após você fornecer todos os cuidados básicos para o crescimento saudável de sua planta flor de maio, chega a hora que para alguns jardineiros pais e mães de plantas é a melhor parte, a hora de fazer novas mudas de sua planta e aumentar a coleção. 

Para fazer mudas de flor de maio o processo é extremamente simples, e você pode escolher entre duas opções que explico abaixo:

1- Divisão de touceiras

Você tem a opção de fazer mudas de sua flor de maio pela divisão da touceira da planta, então para isso escolha um vaso do tamanho proporcional a metade do vaso atual e quando estiver replantando sua flor de maio aproveite e divida o torrão ao meio e plante separadamente cada metade.

Cuide sempre para fazer essa divisão em um dia fresco em um local que não bata sol diretamente. E em seguida, após plantar regue generosamente até que comece a sair água pelos furos de drenagem e coloque sua muda em local sem sol direto. 

Em seguida, potencialize esse processo regando as duas flores de maio que plantou com um enraizador diluído na água. 

2- Estacas

Por outro lado, você pode fazer mudas de flor de maio utilizando estacas com os gomos achatados de sua planta. É simples.

Basta escolher um segmento com mais de 3 gominhos e retirar delicadamente ele sem que danifique a parte que estava ligando ele ao restante do “caule”. Em seguida, enterre metade do primeiro gominho em areia ou substrato próprio para mudas e espere algumas semanas para as raízes aparecerem. 

Lembre-se sempre de deixar sua muda em um ambiente com bastante iluminação, mas sem sol direto e de regar todas as vezes que o substrato secar.

Problemas comuns

flor de maio

Apesar de serem plantas relativamente livres de doenças e pragas, alguns contratempos podem acontecer, vamos ver agora as principais reclamações no cultivo de flores de maio. 

1- Flor de maio não floresce.

Como dito no começo, as flores de maio são plantas de dias curtos que precisam de iluminação adequada para começarem a produzir botões e flores. Então, isso faz com que em algumas regiões do país nas quais as estações do ano não são bem definidas as flores de maio parem de produzir flores. 

Em locais como esses, portanto experimente deixar sua planta 4 meses em ambiente com bastante iluminação e depois deixar ela por 1 mês em local mais escuro. Fazendo isso você estará estimulando sua planta a florir. 

Lembre-se que esses 5 meses devem ser anteriores à época delas florirem, ou seja, em novembro você começa com um local bem claro, em março em local escuro e assim que surgirem botões você pode colocá-la em local bem iluminado novamente. 

2- Botões caem antes de florir. 

Isso acontece por diversos fatores, mas os mais comuns são:

  • Correntes de ar forte
  • Excesso de água
  • Sol direto
  • Clima com temperatura muito quente 

3- Minha flor de maio está vermelha

Essa coloração da flor de maio indica um local com muito sol. Não indico fazer essa experiência para colorir sua planta, mas já aconteceu comigo com uma planta que estava em outro Estado. Confira abaixo.

Flor de maio estressada
Flor de maio

Conclusão Flor de Maio

Então, este foi o artigo sobre as flores de maio. Para mais conteúdo completo como este veja mais posts aqui do site:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.

Receba Todas as Novidades Sobre Plantas e Jardins

Entre Para o Clube Jardim Sem Medo

Receba todas as novidades

Aprenda a cultivar a espécie que tem dúvidas

Acesse os guias gratuitos de cultivo

Participe do Cluble de Jardinagem Sem Medo

Livre de spam!